... em actualização

7º dia - Vila Velha de Rodão - Portalegre





***Caros Amigos, já lá iam 7 dias depois da nossa partida de Bragança e íamos enfim dar entrada no Alto Alentejo, através da ponte sobre o rio Tejo e com pano de fundo as famigeradas Portas de Ródão, uma das maravilhas de Portugal. Não sei porquê mas ainda hoje me fazem lembrar um certo cenário dos Senhores dos Aneis, no vale dos Reis. Hoje pelo menos deu para ter uma panorâmica das mesmas e sem chaves. Majestosas e imponentes Amigos .

***Pequeno almoço tomado e forças retemperadas, o primeiro objectivo do dia era chegar a Castelo de Vide para o almoço. Optamos para destino final do dia Portalegre, ficava mais no interior da nossa rota, eu e o Pedro Trilhos também já conhecíamos a cidade da mítica maratona e, por último mas não menos importante, havia a PSP, local possível de pernoita para nós .
***Passamos então a ponte e logo entramos por um trilho espectacular, junto ao rio Tejo, com passagem pela Fisga do Tejo, indicando a Rota dos Açudes.

*** A vista era fenomenal caros Betetistas.
***A aldeia de Salavessa recebeu-nos então, ainda sonolenta. Nesta fase, era um sobe e desce constante, progedia-se pouco, suava-se muito, para alegria de certos atletas - o Sr. Engenheiro com o seu caracterísitco grito de guerra: Olha o Trilho pá - e para desespero do Pedro Trilhos que não estava a achar muita piada a estas paredes

***Continuou-se contudo até à localidade de Póvoa e Meada, envoltos em paisagens verdejantes, faltavam cerca de 14 Kms para Castelo de Vide, local eleito para o nosso almoço. Eu voltava a acusar o desgaste na minha virilha, levando os meus companheiros a terem que esperar por mim de vez em quando, desculpas para descansar é o que é
***Prosseguimos por estrada então até Castelo de Vide, conhecida pela "Sintra do Alentejo", fortaleza medieval que nos olhava sobranceira e do alto de todo o seu esplendor.
***O Almoço foi na Albergaria El Rei D. Miguel, os habituais pratos do dia, deu 34€ para 4 pessoas e estava no ponto mais uma vez.
***Praticamos descanso depois na esplanada, tinha de ser pois, conforme estudo prévio, tínhamos pela frente uma subida dura e acentuada em calçada romana ao sair de Castelo de Vide (530 m para os 700m em 1.5 Km)- ainda por cima depois de barrigas cheias a vontade é pouca ,seguindo-se uma descida nos mesmos moldes para regozijo de muitos Betetistas, sobretudo do Pimenta, descedor nato. O Sr Engenheiro sofreu um pouco mais nesta fase, com uma bike rígida e a pesar 30 kgs naõ havia milagres, mas a boa disposição da malta estava sempre em alta.
***Depois destes trilhos de excelência, maravilhados pelo contacto puro com o mundo natural mais uma vez,viemos ter á estrada junto a uma pequena capela, junto a Carreiras, concelho de Portalegre.
*** O resto do trajecto até Portalegre foi feito por estrada em modo de descompressão total, local onde chegamos por volta das 17H40.
***Direcção Esquadra da PSP de Portalegre e aí, meus amigos, mais uma demonstração de altruísmo e puro profissionalismo: estava no local o Exmo Sr. Comandante da Esquadra e de serviço de Oficial de Dia, Subcomissário Pereira, que posto ao corrente da nossa aventura bem como da necessidade de arranjar um lugar para um Civil (Sr. Engenheiro), não esteve com meias medidas e, apesar das condições não serem as ideiais, no Porto já estamos habituados infelizmente.., disponibilizou-nos de imediato os seus aposentos pessoais, tratando logo de arranjar outro espaço para o Sr. Pedro Cintra, atleta que assistia maravilhado ao desenrolar destes acontecimentos, repetindo: - eh pá a minha família nem vai acreditar que vou ficar a dormir numa Esquadra Bem hajam Exmos Colegas de Portalegre por nos terem recebido desta forma
***Depois de devidamente instalados e bikes arrumadas, seguiu-se um passeio de reconhecimento e de fotos por esta magnífica Cidade Alentejana, o movimento nas ruas era grande, estávamos na altura das praxes universitárias. tempo também para tentar actualizar a travessia num ponto internet da Cãmara Municipal.
***O Jantar foi no Balcão, como não podia deixar de ser, pedimos Migas à Alentejana, deu 35€ para 4 pessoas e posso-vos dizer que não sobrou nada
***Tempo de recolher obrigatório, amanhã era outro dia e será um dia bem duro como poderão constatar.

Bem Hajam. Sousa "O Trepador"

2 comentários:

Joao Mouteira disse...

Cuidado meninos, não adormeçam por baixo dos chaparros que ainda vos levam as bikes.

Pedaladas Bike Team disse...

Tejo? Parece mais que estão é a atravessar o Rio Douro, ali para os lados da régua