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6º dia - Monfortinho - Ladoeiro - Vila Velha de Ródão




Hoje passamos a 4.

Apareceu-nos o maluco do Pedro Cintra, a fazer a travessia sózinho.
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***Caros Betetistas, baterias altamente carregadas depois de um quase dia de descanso – eu que o diga - era tempo de continuar a nossa epopeia. Já levávamos nas pernas e no corpo 374 Kms a percorrer Portugal, nunca antes nos tínhamos metido em tal coisa Amigos. Mas como vai sendo hábito nesta “Sã Loucura”, hoje tornar-se-ia mais um dia cheio de Surpresas
*** Ontem não foi só dia de repouso e estudando os gráficos, o mapa de Portugal, a descrição das etapas seguintes, etc… retiramos algumas conclusões: até Ladoeiro, local final da Etapa, e seguindo à risca o trilho gravado, tínhamos pela frente 79 Kms, 1804 Mts em subidas e 1035 Mts em descidas, uma etapa considerada de Dificuldade média, com os aperitivos do Singletrack junto ao Rio Erges, a Subida a Monsanto em calçada muito inclinada, a Descida de Monsanto com alguma perigosidade, Idanha-a-Velha, a Subida para Alcafozes (Santuário da Sr do Loureto). Ora, acontece que eu e o Pimenta já conhecíamos Monsanto, conforme anteriormente referido, o Pedro Trilhos também não estava para aí virado e, de um ponto de vista do percurso, estaríamos a andar para trás sem qualquer necessidade. Calculando o trajecto directo para Ladoeiro, estávamos a cerca de 45 Kms, ou seja, o almoço seria feito em Ladoeiro sem qualquer problema e no fim do dia poder-se-ia alcançar Vila Velha de Ródão, ganhando uma etapa inteira de avanço, o que nos dava muita margem de manobra em todos os aspectos. Optamos então por este plano.
***Pelas 07H50, tempo bem fresquinho, iniciamos o percurso.
*** Este seguia junto ao Rio Erges com uma paisagem soberba.
***Viemos ter à Estrada Nacional 240, deixando Termas de Monfortinho para trás, no horizonte Monsanto despedia-se de nós, triste por não ter sido visitado por estes Amigos. Mais uma vez.
***Passamos pela vila de Zebreira, com a sua bonita escola primária a receber-nos à entrada.
***Sem dar quase por isso, chegamos ao primeiro objectivo do dia, Ladoeiro, ao fim da manhã. Tempo de perguntar aos habitantes locais um sítio recomendado para o almoço, foi-nos indicado o Restaurante Café Flôr da Campina, onde almoçamos sem stress e qualquer coisa leve, tipo uma açorda de marisco , deu 22,50€ / 3 pessoas, ao mais alto nível mais uma vez.
*** O objectivo seguinte era chegar a Vila Velha de Ródão, com as suas famosas Portas de Ródão, uma das maravilhas de Portugal, que distava cerca de 61 Kms, indicando-nos um trilho muito rolante na parte inicial junto ao Rio Pônsul até Lentiscais, passagem pela Nª Srª do Socorro e o Monte Fidalgo.
*** Estávamos empanturrados, estava calor, saímos de Ladoeiro e mal entramos em trilho, parámos debaixo de umas árvores e praticamos algum descanso, à sombra. Amigos, conhecem aquela sensação de paz extrema e de satisfação total, altura rara em que cada um medita sobre o que tinha vivenciado até aqui? Era mais um momento ZEN
*** Eis senão que, qual Fénix Renascida, surge um vulto no horizonte, envolto numa nuvem de pó, em grande velocidade e acompanhado do ruído característico de veículos de duas rodas, o Sr. Pedro “Engenheiro” Cintra, despertando os Sentidos Apurados destes Guerreiros, pára junto a nós e diz simplesmente: “ Eh pá, por acaso, não são vocês que vão para Sagres?”
***Meus amigos, a vida tem destas coisas, desfechos e planos iniciais imprevisíveis em todos os seus aspectos, encontros e desencontros, caminhos traçados ao sabor do vento. Acontece que o Pedro Cintra, ilustre e mui nobre Setubalense, Aventureiro Reputado e Surfista Inveterado, Caminhante deste país e não só, estava a fazer a Travessia de Portugal em BTT a solo – pensando também numa componente profissional, era engenheiro de estruturas e alargava os seus horizontes técnicos - seguindo o track original na íntegra, com paragens nas estalagens recomendadas pela Organização, a bike carregada com alforges e pesando uns bons 30 Kg, estava em grande forma. Caros Betetistas, devem estar a pensar o mesmo do que nós na altura: “ Sozinho!!! E o maluco sou Eu, é!!!”. Contou-nos que tinha saído um dia depois de nós e em Sendim, na Gabriela, tinha recebido a informação da Dona Lurdes que 5 pessoas estavam a fazer o mesmo trajecto e que íamos um dia adiantado. O Sr. Pedro Cintra não teve mais nada, toca a rasgar folheto para ver se nos apanhava, mal sabia ele que estávamos a fazer a “Nossa” Travessia, não percorrendo o trilho na totalidade. Quis o destino que ele nos encontrasse mesmo em cima do trilho
*** E assim, a partir daqui, esta Aventura passou a ser vivenciada e reinventada diariamente por 4 humildes Betetistas. E passamos a poder contar com um novo AMIGO. Era o Engenheiro Carago!!!!
*** Pusemo-lo a par das nossas estórias também e das nossas escolhas de percurso, alojamentos, etc… Ficar nos alojamentos oficiais da prova, só em último recurso mesmo, era muito caro, respeitar o trilho na totalidade era impossível, conforme já sabem, não houve stress. Aproveitou-se para remendar um furo na Bike do Sr Engenheiro e retomamos em amena cavaqueira o trilho em direcção a Monte Grande,
Seguindo-se a ponte do Rio Pônsul e paisagem envolvente, com as nossas primeiras incursões em terrenos fechados com cancela e cercas, algo que não me agradava muito pois touros, vacas bravas e outros possíveis “residentes” poderiam cruzar-se no nosso caminho mas o trilho estava certo. Contudo, o Pedro Cintra lá nos contava as suas peripécias, teve que andar a fugir de uma matilha de cães no meio destes terrenos, lançando a vez os seus alforges por cima das cancelas porque não dava para pegar na bike em peso . Para confirmar se não havia problema ou perigo em atravessar estes campos, tinha ligado a alguns contactos, conhecedores da Transportugal, que lhe garantiam não haver perigo. Com o Pedro Trilhos e Pimenta Saca Saca a rematar: “Pois, em casa e no sofá, não há perigo nenhum de nos cruzarmos com um touro…”
***Eram trilhos bem rolantes até Lentiscais, conforme descrito na gráfico, mas muito bonitos, com passagens junto ao rio, povoados de vida animal, ainda vimos alguns veados a saltarem as cercas, cruzamo-nos com um agricultor que tinha um cabrito ao colo, com a mãe aflita ao lado – infelizmente a raposa não teve a mesma sorte – para lamentação nossa e sobretudo do Trilhos.
***Em Lentiscais, lanchamos no café da Casa do Povo, e ao sair da vila, tiramos a respectiva foto para a posteridade, depois do Parque Douro Internacional conquistado, era altura deste
***Descemos por estrada até à Ponte, subimos para voltar novamente para o monte, altura para o Pedro Trilhos abastecer em pleno monte de líquidos. Sem comentários
***Seguiu-se o Monte Fidalgo,
Com a perspectiva da Barragem de Cedilo.
***Passamos então por Perais, Vila Velha de Ródão era já ali, chegando pelas 19H10 à entrada da vila.
***Este dia, caros Amigos, estava definitivamente marcado pela positiva com o aparecimento do Sr Engenheiro e teria que finalizar da mesma forma. Demos logo de caras com uma mercearia, a qual fechava às 19H30, abastecemos para o dia seguinte, a Sra do atendimento muito simpática, conversa puxa conversa, precisávamos de um local em conta para pernoitar, sem ser no sítio oficial da prova, etc... Deu-nos logo a indicação de uma casa particular ali próxima, ficava-nos a 12.50€ por pessoa (o que era bem em conta diga-se), com condições excelentes, quartos duplos. Mais uns minutos atrasados e o nosso destino teria sido outro (e também ajudamos a dita moça não é verdade )
***Depois de bem acomodados, era tempo de procurar um sítio para jantar, fomos ao café restaurante Ponte do Enxarrique, comemos Vitela estufada, 30,50€ / 4 pessoas, estava bom.
***A respectiva caminhada era sempre obrigatória, tentamos avistar as portas de Ródão a partir do cais, conforme placas de sinalização, mas não se conseguiam ver dali pelo que recolhemos aos nossos aposentos. Não faz mal, amanhã levaremos as chaves e entraremos por fim no Alto Alentejo
Mas o Sr "Engenheiro" Pedro Cintra terá que pagar imposto pela carga extra da sua montada.

Bem Hajam. Sousa "O Trepador"

1 comentários:

Anónimo disse...

Grande equipa que eu encontrei, muito obrigado!
Sabem aonde podemos arranjar o trilho (Lisboa – Dakar) para o Gps ? :) :)
Já temos equipa !!!!!!!! :)
cmp
Pedro Cintra